MARCELO SOUSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Neste sábado, dia 25, típico de outono, com brisa refrescante e lampejos de sol, o torcedor que compareceu ao estádio José Ferez não poderia ter ficado mais satisfeito, com a vitória do Cats (Clube Atlético Taboão da Serra), por 2 a 1 contra o Ecus (Suzano), com gols de Viola (ex-Corinthians) e Fabrício Carvalho (ex-São Caetano), “medalhões” contratados que estrearam no longo Campeonato Paulista da Série B (quarta divisão) para conseguir o perseguido acesso à série A3.
No mesmo clima ameno, o jogo teve poucos lances de perigo até metade da primeira etapa, mas foi ganhando emoção com o passar tempo. Os cerca de 1 mil torcedores na arquibancada – abaixo da expectativa de casa cheia com 5 mil – empurravam o time, que de tanto insistir nos cruzamentos fez a bola chegar a Viola, que com a habilidade, apesar dos 46 anos, matou a bola no peito, deixou quicar e encheu o pé esquerdo: Cats 1 a 0, aos 33 minutos do primeiro tempo.
Ainda no primeiro tempo, o Ecus, que precisou se mandar ao ataque, conseguiu em jogada de bola parada, depois de um bate-rebate na área, empatar com o volante Romualdo, aos 42. No intervalo, o presidente do Cats, Anderson Nóbrega, alertou o técnico Rogério Fidelis, outro medalhão (ex-jogador do Corinthians), que “empate em casa é praticamente uma derrota”, disse em entrevista ao VERBO. A bronca fez efeito e na etapa final o Cats pressionou.
Mas antes de garantir a suada vitória, o time passou por um susto. Na metade do segundo tempo, a equipe de Suzano teve a chance de estar na frente, com pênalti cobrado pelo camisa 10, o capitão José Felipe, mas o goleiro Luis Carlos, do Cats, defendeu, e comemorou como se tivesse marcado um gol. A defesa do arqueiro – que foi também bastante festejado pelos torcedores – deu novo ânimo à equipe de Taboão da Serra, que continuou criando oportunidades.
Começou a aparecer no jogo outra aposta do Cats, o também veterano Fabrício Carvalho, 37, que tentou uma, duas, chegando a marcar um gol que foi anulado por impedimento. Mas na terceira, já aos 43 do segundo tempo, após cobrança de escanteio, o atacante subiu mais que a zaga na entrada da pequena área e testou com a força de um chute: 2 a 1. Ele correu para a torcida e ficou de costas para mostrar o número da camisa, “1+8” – já que a 9 é de Viola.
Apesar do gol “salvador” quase no final, os torcedores gostaram do futebol do Cats, com os experientes Viola e Fabrício Carvalho na competição que só permite três jogadores acima de 23 anos. “Foi legal, os dois fizeram gols, conseguimos a vitória. É isso aí, o Cats está [se] reformulando para fazer um bom campeonato, eles trazem a experiência, e esse time jovem tem muito a mostrar para conseguirmos o acesso”, disse Rony Pereira, 26, do Jardim Saporito, em Taboão.
Em análise para o VERBO, Ari Maia, ex-presidente do Conseg Monte Alegre, na arquibancada, achou “um jogo duro”. “O Fabrício foi o melhor do Cats. Mas o Viola jogou bem, se movimentou, deu opção, fez bem a parede, mas a bola não chegou [fora o gol]. O Suzano encontrava espaço na ala direita do Cats, mas o Rogério percebeu e corrigiu. O Peter não rendeu, mas é bom de bola. Destaque para o goleiro, que pegou um pênalti, e para o lateral esquerdo [Gabriel]”, disse.
A Série B do Paulista está sendo disputada com três grupos de dez times cada – 30 no total -, até 8 de novembro. O Cats, que está no grupo 3, chegou a quatro pontos e divide a vice-liderança com Jabaquara até pelo menos os jogos de adversários neste domingo. A equipe continua a longa caminhada para estar em 2016 na série principal do futebol estadual no próximo sábado, 2 de maio, contra o União Suzano, às 15h, em jogo transferido para Mauá (ABC paulista).
FICHA TÉCNICA
Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) 2 x 1 Ecus
9. Viola – Cats, aos 33min/ 5. Romualdo – Ecus, aos 42min (1º tempo)/ 18. Fabrício Carvalho – Cats, aos 43min (2º tempo)
> Cats – 1. Luis Carlos/2. Felipe/3. Romulo (13. Guilherme)/4. Marcelo/5. Vitor Hugo (17. Ramon)/6. Gabriel/7. Bruno Rafael (10. Peter)/8. Rodrigo/9. Viola/11. Orlando/18. Fabrício Carvalho
Técnico – Rogério Fidelis
> Ecus – 1. Bruno Raffael/2. Matheus (16. Airton)/3. Lucas/4. Caio Cesar (13. Victor Henrique)/5. Romualdo/6. Gabriel/7. Robson/8. Yan/9. Felipe (18. Deghliê)/10. José Felipe/11. William
Técnico – Cícero Pastoura
> Cartões amarelos – 6. Gabriel/8. Rodrigo/4. Marcelo (Cats); 6. Gabriel (Ecus)
Próximos jogos dos dois times
> União Suzano x Cats – 2.mai (sábado), 15h – estádio Pedro Benedetti, em Mauá
(está interditado o estádio Francisco Marques Figueira, do União Suzano, que perdeu por WO neste sábado pela não realização do jogo por causa do estádio irregular)
> Diadema x Ecus – 3.mai (domingo), 10h – estádio Distrital do Inamar, em Diadema
> Colaborou Adilson Oliveira, especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
> LEIA TAMBÉM Foi um ‘gol categoria’ e ‘se cuida, Guerrero’, diz Viola na estreia no Cats