ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no centro de Embu das Artes
O bloco Kambinda chegou à praça central de Embu das Artes neste domingo, dia 15, quando o Desbundasartes reunia os foliões para “aquecimento” para a segunda tarde de Carnaval de rua na cidade e provocou “frisson” entre o público. Moradores e turistas ficaram encantados com o desfile de riqueza cultural e beleza de figurinos e seguiram o grupo por corredores estreitos e apinhados de visitantes da feira de artes, com marcante parada diante do Museu de Arte Sacra.
Cerca de cem componentes se apresentaram em alas como a dos orixás, como comissão de frente, integrada pelo artista plástico Renato Gonda e o compositor Almir Rosa, com crianças de sombrinhas do frevo, dançarinas do carimbó e com exuberante passista e casal de porta-bandeira, a professora Karla Magalhães, e mestre-sala, ao ritmo de vigorosa bateria composta por jovens. Frequentadores nas barracas e mesas de bares paravam para ver e fotografar o bloco.
Kambinda fez do desfile uma celebração. “O bloco vem cantando um samba-enredo em homenagem aos 40 anos do Teatro Popular Solano Trindade, mostrando maracatu, jongo, lundu [danças afrobrasileiras], coco e outros ritmos que a gente faz”, disse o músico Marcelo Tomé, 34, neto da artista Raquel Trindade, filha de Solano e fundadora do teatro. Por cansaço, de acordo com Marcelo, Raquel não participou e estará na outra apresentação do grupo, nesta terça-feira.
Kambinda, nome artístico de Raquel, também homenageou um integrante que morreu no ano passado, vestindo uma camiseta com a mensagem “Saudade de Wesley” – que era assistente da bateria. “Além dos 40 anos do Teatro Solano Trindade, que por si só causa grande comoção, perdemos um grande companheiro, é uma emoção imensa para todos nós”, disse Marcelo. O grupo retornou à praça e com o Desbundasartes fechou o Carnaval de rua do dia em apoteose.
“Achei bacana, civilizado, bem organizado, animação 100%”, disse a funcionária pública Adriana Araújo, 36, moradora de Embu, que compareceu com o marido, e levou os dois filhos, de 5 e 2 anos – a menina, caçula, de Mulher Maravilha -, para fazer parte da brincadeira. “Lógico, está cheio de criança”, completou. “É um público maravilhoso que sempre prestigia a gente, tanto do Teatro Solano Trindade como da Kambinda, e também o Desbundasartes”, disse Marcelo.
No último dia de folia, nesta terça, dia 17, Desbundasartes e Kambinda repetem a dobradinha e fecham o Carnaval de rua em Embu das Artes, no largo 21 de Abril (Centro Histórico), a partir das 15h. A festa carnavalesca na cidade também acontece no parque Francisco Rizzo (região central), iniciada no sábado e que prossegue nesta segunda-feira e amanhã, das 19h às 23h. Na noite deste domingo, a chuva intensa fez parte dos foliões deixar o local mais cedo, pelas 22h.
SERVIÇO
Carnaval de Embu das Artes 2015
> Desfile com marchinhas/samba-enredo por Kambinda e Desbundasartes
Largo 21 de Abril (centro), nesta terça-feira, dia 17, das 15h às 19h
Entrada: gratuita
> Show da banda Novamente e Djs
Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320, região central), nesta terça-feira, dia 17, das 19h às 23h
Entrada: um quilo de alimento não-perecível