ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
O prefeito Chico Brito (PT) anunciou nesta quarta-feira, dia 4, na Câmara, que a Unidade de Pronto Atendimento no Jardim Dom José/Santo Eduardo será de novo inaugurada em outro prazo e não mais na data que estipulou antes, no sexto atraso, pelo menos, em um espaço de tempo de pouco mais de um ano. A obra da UPA começou em 2010, foi visitada por ministro da Saúde que nem mais está no cargo e é objeto de grande e crescente insatisfação da população.
Em dezembro de 2013, quando o VERBO indagou o então ministro Alexandre Padilha (PT) em visita a um laboratório em Embu sobre a inauguração da UPA de Taboão da Serra, Chico aproveitou para anunciar que a UPA de Embu seria entregue em março de 2014. Naquele mês, passou a dizer que seria em setembro ou outubro. Em maio, que seria em dezembro. Entre julho e o início de novembro, falou que a nova data era o aniversário da cidade, 18 de fevereiro.
Já no fim de novembro, Chico disse que a UPA seria inaugurada “até junho do ano que vem”, ou seja, de 2015. Adiou de novo e não será mais. Em visita à Câmara pelo início do ano legislativo, ele afirmou em tribuna que a UPA vai demorar mais para ficar pronta. “Vamos começar o novo posto de saúde do Santa Emília […] e no início do segundo semestre o novo pronto-socorro da nossa cidade, a UPA, lá no Jardim Santo Eduardo”, disse, só de passagem, a evitar desgaste.
Em entrevista ao VERBO em novembro de 2014, Chico admitiu que a UPA era uma das obras “com problema crítico de cronograma” – a outra que se arrasta é a Praça da Juventude, no Jardim São Marcos, obra de 2011 sem previsão de término e que também causa indignação na comunidade local. “Tivemos um problema de contrapartida da prefeitura”, alegou, em relação à falta de dinheiro de repasse ao governo federal após a decisão de “dobrar o tamanho da UPA”.
Como no anúncio anterior de data para inauguração, Chico não explicou a mudança. Questionado na entrevista de que a gestão é marcada por obras paradas ou em ritmo lento, ele dizia estar tocando 40 obras na cidade e só duas tinham problema. Há um ano, em resposta a protestos do PSOL contra o atraso durante sessão de aniversário de Embu, ele causou espanto ao dizer que a região espera há três décadas o PS e “está no lucro” com demora de “só” alguns anos.
UBS
Na primeira sessão do biênio, com Ney Santos (PSC) como novo presidente, Chico informou que a UBS (unidade básica de saúde) do Santo Eduardo, anexa à UPA inacabada – no prédio na parte de baixo, na rua detrás (r. Franca, 171) -, será inaugurada no sábado, dia 7, às 10h. Ele também anunciara a entrega da obra em dezembro. Sem alarde, acabou cancelando. UBS faz atendimento primário – consultas de clínico, ginecologista, pediatra, entre outros serviços.
LEIA TAMBÉM Chico atrasa pela 5ª vez em um ano entrega da UPA Dom José/Santo Eduardo
Apesar de ‘Fim de Ano Espetacular’, Chico deixa de entregar metade das obras