Caixa inaugura primeira agência do Jd. Santa Tereza e quarta em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Santa Tereza, Embu das Artes

A Caixa Econômica Federal inaugurou na segunda-feira, dia 2, a quarta agência em Embu das Artes, no Jardim Santa Tereza. Com equipe de oito funcionários, comandada pela gerente-geral Taiane Fiss, a nova unidade realiza abertura de contas, aplicações, empréstimos e financiamentos, atendimento a empresas, recebimento de PIS, FGTS, Bolsa Família, além de possibilitar pagamento de contas, depósitos e saques – com quatro caixas e quatro terminais eletrônicos.

O superintendente regional da CEF Antonio Ferolla destacou que com a quarta agência a instituição passa a ser a maior rede bancária em Embu e “está presente para trazer qualidade de vida, moradia, benefícios sociais, cidadania”. Ele disse que a unidade foi implantada por ter o prefeito Chico Brito (PT) como “fiel patrocinador”. “Me ajudou a entender como funcionava o município, as potencialidades da região. Ele é responsável em grande parte por essa conquista”, afirmou.

Representantes da CEF, Chico, vice Natinha e vereadores descerram plaqueta de inauguração de agência

Chico disse que cabe ao poder público “puxar o desenvolvimento” da região e o fato de instituições privadas não terem se interessado em se instalar no Santa Tereza revela que a implantação da CEF no bairro foi “uma decisão política, não apenas técnica”. “Essa região é extremamente importante para a cidade. Trazer uma agência para cá é facilitar para o povo e o comércio. E como aconteceu no Santo Eduardo, depois da Caixa, os bancos privados vão vir tudo atrás”, disse.

Em resposta a opositores ou pessimistas que duvidavam de que o bairro teria o banco público, Chico contou que o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) construía Brasília, mas um jornal o atacava por ter feito um lago – o Paranoá – em um lugar de clima seco, e mandou publicar no veículo o anúncio “Encheu, viu?”. “Para as pessoas que falavam que não iríamos inaugurar essa agência, vou parafrasear Juscelino: inauguramos, viu?”, ironizou o prefeito.

No entanto, durante a cerimônia, o pároco da Igreja Santa Tereza, em frente ao banco, lembrou em tom humorado que depois de várias promessas ao longo de muitos anos a instalação da agência soava como uma “mentira disgramada” e incoerente com um slogan antigo da instituição – fundada ainda durante o Império, em 1861, por Dom Pedro 2º. “Hoje, finalmente, vamos dizer juntos ‘Nossa Caixa, nosso banco'”, disse padre Pier Bellucco, que abençoou a nova unidade.

Ao VERBO, o padre se disse satisfeito pela inauguração, mas também preocupado. “Desde o ano passado já são 173 bancos que… ‘boom'”, disse Pier, ao fazer gesto de explosão, embora a agência fique a menos de 100 metros de base fixa da Polícia Militar. “Na explosão de caixas eletrônicos do mercado Lopes, aqui do lado, às 3 da madrugada [meses atrás], foi um susto, os vidros de casa tremeram tudo, não é brincadeira. Mas a esperança é maior que o medo”, falou.

A moradora Janete Senra disse que o ponto é melhor que outro no bairro de “muita ladeira”, “agora para ladrão nada é difícil”. Tinha medo, mas estava contente. “Vou passar minha aposentadoria para cá já amanhã”, disse. Apesar do clima de festa pela nova agência, a CEF é alvo de reclamações na periferia, como demora no atendimento e muitos caixas eletrônicos inoperantes. “O atendimento da Caixa não é de qualidade”, disse um assessor de vereador na inauguração.

Agência Jardim Santa Tereza, que tem oito funcionários para atender público em região populosa na periferia

SERVIÇO Caixa Econômica Federal – agência Jardim Santa Tereza
Av. João Paulo 2º, 1.344, Jardim Santa Tereza, Embu das Artes
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Autoatendimento (caixas eletrônicos): diariamente, das 6h às 22h

comentários

>