No ‘túnel do tempo’, alunos no ‘Mais Educação’ se apresentam e encantam

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Helena, em Taboão da Serra

Alunos das escolas municipais de ensino fundamental de Taboão da Serra participantes do programa “Mais Educação” encerraram o ano letivo com números de dança e performances teatrais em grande estilo na manhã de sábado, dia 28, no ginásio de esportes no Jardim Helena. Cerca de 1.200 crianças e adolescentes realizaram as apresentações diante de estimado público de 3 mil pessoas, a maioria pais dos estudantes, que ficaram encantados com os filhos no festival.

Alunos de uma das 24 escolas ocupam quadra de ginásio em apresentação de modalidades esportivas

O “Mais Educação” é uma parceria entre prefeituras e o governo federal que proporciona aos alunos maior conteúdo pedagógico ou atividades como reforço escolar para melhor aproveitamento em classe em áreas como línguas, artes e esportes, adicionais às aulas regulares, em jornada ampliada – eles entram até duas horas mais cedo em sala. No quarto ano de evento, o tema foi “Show das décadas: um baú de recordações”, desde os anos 1950 até o novo milênio.

Com figurinos caprichados e em coreografias bem preparadas, alunos das 24 escolas mostraram os diferentes ritmos musicais, desde a lambada até o funk, os astros da música mundial e nacional, como o saudoso Mamonas Assassinas, com direito a “Brasília amarela” e “Chapolim” – do criador Roberto Bolaños, morto um dia antes -, o célebre programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, o “país do futebol”, o “arco-íris” em guarda-chuvas para simbolizar a diversidade sexual no país.

Os pais de Maria Eduarda, 7, que faz dança na Emef Ugo Arduini, no Pirajuçara, acharam “emocionante”. “Nossa, muito legal, não só para mim como para todos os pais que viram os filhos se apresentando. Recordou também a minha época, desde os Beatles, curti muito”, disse o montador de telefonia Luciano Pipino, 47. Educadores também vibraram com os “pupilos”. “Hoje eu desabei de amor”, disse Nil Félix, 33, coordenadora pedagógica da Emefem Rui Barbosa.

O secretário de Educação, João Medeiros, avaliou que o festival “está muito bonito, mas começou [a ser organizado] em fevereiro, é muito trabalhoso”. “Trabalhar com criança é uma maravilha, mas é muito complexo, mesmo quando elas erram a gente chora, se emociona”, disse. Porém, considerou que vale a pena. “É uma forma de as crianças mostrarem que são lindas, que melhoraram a autoestima delas e dos pais. Fico orgulhoso com o trabalho das escolas”, declarou.

Autoridades com alunos que lembraram os Mamonas Assassinas, com “Brasília amarela” e mini “Chapolim”

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) elogiou o evento. “É uma vitória da educação, da cultura em Taboão da Serra. João Medeiros e equipe têm conseguido resgatar um trabalho que é uma verdadeira aula de cidadania”, disse. Frisou a presença dos pais. “Às vezes, não se tem noção do quão é importante a participação deles na vida dos filhos, fortalece os laços familiares. A conduta deles influenciará o comportamento do filho não só em casa, mas na sociedade”, disse.

INCIDENTE
A cada apresentação, Fernando, a deputada Analice Fernandes (PSDB) e a vereadora Joice Silva (PTB), entre outras autoridades, posavam para fotos com as crianças e as parabenizavam. Ao ser fotografada sozinha com um grupo de alunos na quadra pela assessoria, Analice se dirigiu ao VERBO, que também fazia fotos, e o empurrou para sair dali. O repórter perguntou: “Mas o que houve?”. Ela falou: “Você é muito desagradável!”, sem dizer o que a teria desagradado.

Com o festival acontecendo, o VERBO foi até o prefeito e marido dela e explicou: “Não fiz nada, só estava fotografando”. Fernando disse: “Fica tranquilo”. Encerrado o evento, Analice não falou com a reportagem. Em rede social, ela exaltou o festival: “Fiquei encantada com a produção dos alunos e a alegria estampada no rostinho de cada um deles. Parabéns, aos professores e a toda a equipe da Secretaria de Educação que fechou o projeto deste ano com chave de ouro”.

comentários

>