Em ‘cartada’ contra Geraldo, Chico escolhe Ney para presidir Câmara de Embu

Especial para o VERBO ONLINE

Chico, Natinha (apontando) e Ney na entrega de academia no Valo Verde, em que vereador elogiou o prefeito

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Em reviravolta na costura política para o comando do Legislativo, o vereador Ney Santos (PSC) será o novo presidente da Câmara de Embu das Artes, em negociação fechada pelo prefeito Chico Brito (PT). Com o acordo com um eleito na oposição e adversário incisivo no primeiro ano de legislatura, Chico assume sem reservas que parte “com tudo” para enfrentar o desafeto deputado estadual reeleito Geraldo Cruz (PT), virtual candidato a prefeito em 2016.

Ney será o presidente em troca de apoio total ao candidato do grupo de Chico, contra Geraldo, na sucessão municipal daqui a dois anos. Apesar de alvo de sentença de cassação em processo movido pelo próprio PT de Chico, Ney aceitou compor com o “algoz” para assumir o cargo e vai buscar permanecer no cobiçado posto o maior tempo possível, diante da hoje maior possibilidade de ser cassado. Para Ney, Geraldo está por trás da “manobra” para perder o mandato.

Com o possível afastamento do vereador, o cargo será assumido pela vereadora Rosana do Arthur (PMDB), que foi escolhida para ser vice de Ney. “Se Ney deixar de ser presidente, Rosana assume. Nela Chico Brito confia”, disse um interlocutor do acordo, em farpa aos petistas na Casa. Já Edvânio Mendes (PT) tem a confiança do prefeito e está confirmado como 1º-secretário, como revelou o VERBO. 2º-secretário também não muda, Jefferson do Caminhão (PR).

Chico ia impor como presidente Gilvan da Saúde, para honrar acordo em 2012 com o Pros, mas não era o nome “ideal” por não “agregar nada”, nas palavras de um assessor. A frustração no Pros é grande com a “cartada” de Chico. “Quem consegue entender”, disse, desolado, um dirigente. O partido, porém, já controla três secretarias, inclusive a pasta comandada por Nataniel Carvalho, o Natinha, que agora está forte como nunca como escolhido de Chico para prefeito.

A eleição da nova mesa-diretora da Câmara, porém, só será oficializada no dia 20 de dezembro (sábado), às 10h.

 

comentários

>