ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Valo Verde, em Embu das Artes
A praça Vereador Osmar Ferreira Meira, no Jardim Valo Verde, é a primeira reformada entregue à população de Embu das Artes, entre cinco que deverão ser revitalizadas até dezembro. O espaço recuperado na bifurcação entre as ruas São Caetano e São Marcelo foi reinaugurado na tarde de domingo, dia 19, após quase duas décadas sem conservação adequada ou melhorias, durante a 9ª Festa das Crianças no local, que na hora reunia cerca de 5 mil pessoas.

“Era uma demanda antiga da população”, disse o prefeito Chico Brito (PT) ao VERBO sobre a reforma da praça no Valo Verde, na periferia da cidade, que foi ampliada e recebeu iluminação, piso e gramado novos, cobertura dos pontos de ônibus, parque infantil e uma academia pública de ginástica. “É o que estamos procurando fazer na cidade inteira, são cinco [praças reformadas] que vamos entregar até o final do ano, esta é a primera delas”, destacou o prefeito.
De acordo com Chico, as outras áreas livres de convivência em obras são no Jardim Mimás, Jardim Tomé, também uma outra no Valo Verde, que já deverá ser entregue nos próximos dias. “Agora no fim do mês, vamos inaugurar a praça da [rua] São Geraldo”, anunciou o prefeito no palco do evento para as crianças. A quinta praça que será revitalizada é no Jardim do Colégio, uma ampla área bastante degradada. “Vai ficar um espaço maravilhoso”, discursou o prefeito.
A reforma no Valo Verde foi aprovada. “Antigamente, não era praça de verdade, tinha só essas árvores e o ponto de ônibus, não tinha esse parquinho para as crianças, nada. Agora, está ótimo”, disse a dona de casa Naiane Santana, 28, mãe de gêmeas de 4 anos, que brincavam no balanço. Na inauguracão em festa, uma moradora, agradecida, foi até o prefeito e disse: “Você nunca mais vai ser esquecer da gente. A gente também não vai esquecer de você”.

Chico ressaltou, em alusão à alegria dos moradores pela obra, “a satisfação da população, que melhora a autoestima, e a iluminação do lugar garante a segurança para a comunidade”. Ele disse que a reforma foi feita quase exclusivamente com pessoal da prefeitura e não passou de R$ 45 mil. Diante do grande público, o prefeito se “empolgou” além do discurso e subiu em caixas de som que balançavam. Diante de alerta de que “vai cair”, ele desceu, mas amparado.
Ele descerrou placa de inauguração com a viúva do vereador que batiza a praça, Natalícia Meira, e com os vereadores Doda Pinheiro (PT), presidente da Câmara, e Ney Santos (PSC), líder do bairro, entre outros. Doda, da base de apoio ao governo, e Ney, conduzido à Câmara na oposição, são autores de indicação de reforma do local. “Ele [Ney] foi eleito por um partido, e eu, por outro, mas em nome do povo de Embu estamos juntos nesse trabalho”, finalizou Chico.
chico sou morador da rua são Marcelo no valo verde e gostaria e saber o que vai ser feito no final a rua são Marcelo próximo aos prédio? Grato.