ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O candidato a deputado federal Anderson Nóbrega (PR), de Taboão da Serra, comemorou pesquisa Ibope que indica que Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, será o mais votado para a Câmara dos Deputados em 5 de outubro. Da mesma sigla do partidário famoso, Anderson espera ser eleito com alta votação do humorista, que “puxaria” mais postulantes para a vitória. Recordista de votos em 2010 – 1 milhão, 353 mil e 820 -, Tiririca elegeu mais três candidatos.
“O sonho da conquista está cada vez mais forte”, escreveu Anderson na quarta-feira, dia 17, em página pessoal no Facebook ao compartilhar link com notícia da pesquisa com foto de Tiririca. Com campanha tida como de pouca estrutura – apesar de declarar poder gastar até R$ 3,5 milhões – e pouca visibilidade numa região alvo de “invasão” de candidatos de fora, Anderson teria como única esperança de eleição a votação elevada de um postulante do partido.
Os Nóbrega já contavam com o cenário de “depender” de Tiririca para sonhar com a eleição. Em entrevista ao VERBO em outubro de 2013, quando cogitava ser o candidato, em vez do irmão, Eduardo Nóbrega disse: “O partido me convidou, [considerando] a possibilidade que eu tenho, numa região com 1 milhão de eleitores, de ser eleito, de o Tiririca fazer novamente mais de 1 milhão de votos e aí com 20 mil votos o PR estar elegendo um deputado federal”.
Já o candidato a deputado federal Aprígio (PSB), com medo de ver a “onda Tiririca” atingir onde espera ter a grande maioria dos votos, em Taboão, onde reside, é empresário e tem base eleitoral, tratou de bombardear o humorista. Neste sábado, dia 20, também pelo Facebook, ele pediu para os que o seguem na rede social que o ajudem a falar para os eleitores votarem com consciência e não escolherem candidatos que só fazem piada no horário eleitoral na TV.
“Preciso que você me ajude a dizer para as pessoas votarem com consciência e não se deixarem levar por propagandas políticas engraçadas da TV, que no fundo estão rindo da cara das pessoas. Nós e nossos filhos precisamos de um lugar melhor para se viver. Por isso, não vamos votar em quem faz piada, ao invés de apresentar propostas para um país mais digno, mais solidário e sem corrupção!”, diz postagem no perfil de Aprígio, ex-vereador e ex-candidato a prefeito.
Como em 2010, Tiririca pede votos de novo apenas fazendo “graça”, sem apresentar projetos. Nas primeiras aparições na propaganda eleitoral, colocou peruca e terno branco e imitou Roberto Carlos. Ele continua a surgir no horário das campanhas políticas com apresentação de esquetes típicas de programas humorísticos. Há quatro anos, ele teve 11.105 votos em Taboão e foi o segundo mais votado – como em Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
Curiosamente, ignorando que Anderson pode ser beneficiado, eleitores do candidato abominam a candidatura do humorista. “Meus pêsames para quem vota no Tiririca, não tenho nada pessoal contra ele, mas não é uma pessoa instruída para este cargo que requer responsabilidade para com o povo…”, comenta Sandra Gonçalves na postagem de Anderson. “Meu Deus! Até quando o povo vai ser conivente com palhaços (literalmente)?”, escreve Marise Melo.
Apesar da repulsa, Tiririca enviou a Taboão emenda no valor de R$ 146.250, destinada a obras no campo do Marabá.