RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim São Miguel, em Taboão da Serra
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) inaugurou nesta quarta-feira, dia 10, a unidade Taboão da Serra, no Jardim São Miguel, que atenderá moradores de mais sete municípios: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Vargem Grande Paulista – população de 1,1 milhão de habitantes. Cerca de 2 mil alunos passarão pela unidade diariamente para frequentar os cursos livres de capacitação e técnicos.
Os cursos serão nas áreas de administração e negócios, desenvolvimento social, gastronomia e nutrição, hotelaria e eventos, idiomas, moda e beleza, saúde e meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e tecnologia da informação, sendo cerca de 80% da programação será destinada às vagas gratuitas. A partir desta quinta-feira, dia 11, a população poderá visitar as novas instalações e conferir a programação de cursos e atividades disponíveis.

A inauguração foi fechada a autoridades e imprensa e reuniu, como anfitriões, o diretor regional do Senac-SP, Luiz Francisco de Assis Salgado, o conselheiro Ludgero Migliavacca, a gerente do Senac Taboão, Ana Cristina Celentano, e o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), o vice Laércio Lopes (PTB), o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega (PR), entre outros vereadores. Embora a unidade se destine à região, autoridades de outras cidades não compareceram.
Migliavacca descreveu a infraestrutura do prédio como alicerçada em princípios sustentáveis. “A água recebe aquecimento solar, as brisas da fachada amenizam a sensação térmica, a iluminação e o condicionamento de ar funcionam num sistema automatizado”, disse. Ele falou sobre as expectativas do Senac Taboão: “Esperamos atender aqui até 700 alunos por período, e essas pessoas terão acesso a oferta que em 80% será composta por vagas gratuitas”.
Construída em área de 2 mil m2, a unidade possui 18 salas de aula, além de laboratórios pedagógicos especializados para beleza e design, moda e informática, cozinha e saúde. O Senac também abriga uma biblioteca e um auditório com capacidade para 110 pessoas. “Fazemos votos que nessas instalações, muitos moradores de Taboão da Serra e de toda adjacência, realizem seus sonhos de se iniciar numa carreira ou de aperfeiçoar seus conhecimentos”, disse Migliavacca.
Fernando Fernandes citou em discurso projetos da prefeitura que atendem na formação profissional no município, como o projeto “Lado a Lado”, a Escola de Construção Civil e a Escola de Gastronomia. “Mas toda essa iniciativa da prefeitura é muito pequena em vista desse grande desenvolvimento econômico que a cidade de Taboão da Serra vive neste momento”, disse o prefeito. Segundo ele, esse é o cenário que o município vive atualmente.

Fernando reconheceu que a aprovação dos políticos que regem a cidade não é 100%, porém, com relação à instalação do Senac – uma instituição privada -, a aprovação será unânime: “Nós [prefeito e vereadores] não temos 100% de aprovação naquilo que a gente fala ou pensa, mas hoje tenho certeza que eu, o presidente da Câmara e os vereadores temos 100% de aprovação ao dizer a vocês [representantes do Senac]: sejam bem-vindos a Taboão da Serra”, disse.
A inauguração acontece cinco anos após o anúncio da instalação. A expectativa, porém, era que a inauguração fosse no fim de 2011. Na assinatura de convênio entre Senac e município para construção do prédio, em 20 de agosto de 2009, no Cemur, o então prefeito Evilásio Farias (PSB) disse à reportagem: “Falavam que iam precisar de quatro anos [para construir] (…), e hoje [o diretor Assis Salgado] me deu a grata notícia de que em 2011 estará inaugurando o Senac”.
Informações detalhadas sobre cursos, período de inscrições e início das aulas do Senac Taboão da Serra podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/taboaodaserra, ou pelo telefone (11) 4245-2000. A unidade se localiza na rua Salvador Branco de Andrade, 182, no Jardim São Miguel (altura do km 272 da rodovia Régis Bittencourt sentido São Paulo, próximo à Receita Federal), e funciona de segunda a sexta das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 15h.