Sessão da Câmara de Taboão tem tema livre, mas mira eleição do presidente

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE

Os debates na sessão da Câmara de Taboão da Serra foram de tema livre na terça-feira, dia 19. Os vereadores utilizaram a tribuna para tratar de assuntos diversos de acordo com os seus interesses políticos, entre eles, no que se diz respeito à disputa à presidência da Casa. Nenhum projeto foi votado – o que previa ampliação do tempo de licença maternidade a servidoras municipais foi remetido para comissões da Casa para análise antes de ser colocado em plenário para votação.

O vereador Eduardo Nóbrega (PR), presidente da Câmara, abriu a sessão agradecendo a presença de todos, fez elogios a vereadores e falou da importância da lei federal que atribui às guardas municipais de todo o país o poder de polícia, que consiste também em prender autores de infrações em flagrante e conduzi-los à delegacia.

Nóbrega (PR) discursa na sessão; vereadores intensificam discussão para sucessão na presidência na Casa

O vereador Marco Porta (PRB) falou que a Câmara está diante do compromisso de conquistar o respeito do povo. Segundo ele, é preciso “colocar a casa em ordem”, já que existem etapas a serem cumpridas, porém, isso não acontecerá efetivamente se os vereadores não tomarem uma iniciativa. Ele falou ainda da sua lealdade ao Executivo. “Eu seria irresponsável, incoerente, se eu me posicionasse contra o prefeito Fernando Fernandes. Este vereador aqui enfrentou muitos para defender o prefeito”, disse.

Porta encaminhou favorável a um requerimento do vereador Luiz Lune (PCdoB), o qual fiscaliza o processo de compra de uniformes escolares para os alunos da rede pública municipal. “Esse requerimento pede ao poder executivo, informações relacionadas à compra de uniformes escolares, e nesse sentido, o governo tem feito um papel importante para as escolas, incluindo tênis no uniforme para as crianças”, defendeu Porta.

O vereador José Aparecido, o Cido (DEM), teceu elogios a Fernando e à deputada estadual e candidata à reeleição Analice Fernandes. Cido falou também de sua satisfação com a sessão de tema livre: “Fico feliz por esta sessão ter tema livre hoje, que nos dá a liberdade de enriquecer a Casa com vereadores e vereadoras que vêm aqui a esta tribuna debater e discutir as suas ideias”. E completou: “Isso é democracia!”.

Outros vereadores declararam-se satisfeitos com a Câmara e fizeram referência à eleição da presidência, entre eles, os vereadores Ronaldo Onishi (SDD) e Marcos Paulo (Pros). Onishi elogiou os pares e os qualificou como competentes a exercerem a presidência da Casa.

“Eu venho aqui dizer que este parlamento cresce a cada dia, e é sinal de força como deve ser o poder legislativo. O presidente foi eleito através do voto direto, e todos aqui têm a competência para estar ocupando uma cadeira nesta Casa de leis”, apontou. “Com um parlamento forte, a cidade cresce cada vez mais”, completou Onishi.

O vereador Marcos Paulo qualificou como importante uma sessão livre da Câmara: “Eu achava que a sessão que tinha tema livre não era produtiva, mas, vamos amadurecendo e percebemos que o tema livre é importante, alguns tem até medo do que pode ser falado aqui, mas, esta Câmara tem se demonstrado diferente e não tem fugido do debate”, disse.

comentários

>