Fernando recebe Maluf, que pede apoio e fala em voltar a Taboão após eleição

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf, presidente do PP no Estado, foi recebido na sexta-feira, dia 1º, em Taboão da Serra pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB) no gabinete, em uma visita rápida, de cerca de meia hora. O vereador Carlinhos do Leme, do partido de Maluf, intermediou o encontro, do qual participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega (PR), e o secretário de Esporte, Fabio Fernandes.

Candidato a 3º mandato seguido à Câmara Federal, Maluf visitou Taboão em campanha. Ele não teria tratado sobre indicações de emendas à cidade, mas prometeu voltar após “eleito”. Apesar de o PP apoiar no Estado Paulo Skaf (PMDB), pediu apoio para mais quatro anos como deputado – viu retrair de 740 mil (2006) para 497 mil a votação (2010). “Preciso de apoio, tive 3.600 votos [em Taboão]”, disse. Ele falou ter “admiração” por Taboão, além de Embu das Artes e Cotia.

Maluf (à dir.), ao lado de Carlinhos do Leme (PP), ouve Fernando em visita ao prefeito de Taboão
Deputado federal Maluf (à dir.), ao lado de Carlinhos do Leme (PP), ouve Fernando em visita a Taboão da Serra

Governador de 1979 a 1982 – nomeado pelo regime militar -, Maluf, 82, impressionou ao citar bairros de Taboão como Trianon, Parque Pinheiros, a praça Luiz Gonzaga, e obras na cidade. “Tenho a metade da idade dele e não tenho essa mente, ele já visitou tantas cidades e tem memória muito boa”, disse Carlinhos. Maluf disse que disputará eleição “enquanto estiver vivo”, mas falou em “pessoas novas na política” e deverá concorrer pela última vez, analisou o vereador.

Maluf é alvo de várias acusações de corrupção. Ele diz que não sofreu nenhuma sentença definitiva, mas voltou a ter a candidatura contestada pela condenação pelo superfaturamento em obras do túnel Ayrton Senna. Ele desabafou na visita. “Fernando, quando comecei a fazer algumas obras há 30 anos, fui massacrado. Hoje essas obras parecem pequenas, tanto foi o crescimento de São Paulo e do Estado. Então, estou contente, cumpri meu papel como homem público”, disse.

HISTÓRIA
Fernando é oriundo da sigla de Maluf e foi eleito prefeito pela primeira vez, em 1996, pelo extinto PPB. Com a derrocada da força política de Maluf e a chegada do PSDB ao governo, abandonou o ex-aliado e migrou para o atual partido. Tucanos críticos de Fernando dizem, porém, que ele conserva o estilo “malufista” de governar, pouco partidário. Já ele se mostra fiel aos caciques do PSDB. “Eles já foram do mesmo partido e já foram inimigos. Mas não falaram do passado”, disse Carlinhos.

comentários

>