ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim São Judas, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) entregou no sábado, dia 26, ao lado do secretário Fabio Fernandes (Esporte) e do vereador Cido (DEM), a quadra poliesportiva do Jardim São Judas reformada, em revitalização geral do espaço, que estava fechado por falta de manutenção e deterioração pelo tempo. Após descerramento de placa, moradores já ocuparam o equipamento para fazer embaixadas de futebol e arremessos de basquete, e mestres e alunos jogaram capoeira.
Com a reabertura, a quadra será utilizada pela terceira idade para ginástica pela manhã e pela escolinha de futebol e prática de vôlei, basquete e handebol à tarde, enquanto que à noite deverá ser usada por times de futsal dos bairros locais – como atividades esportivas de aprendizado e lazer para a população. Deverá também receber competições municipais como a 2ª divisão de futsal. “O espaço não fecha, vai funcionar de domingo a domingo, das 7h às 23h”, disse Fabio.
“É um ganho importante para a população no lazer, no esporte”, disse Fernando, que anunciou a finalização da colocação de grama sintética no campo do Jardim Leme e que pretende “mexer” no do Marabá. “O esporte tira a criança da rua, dá oportunidade para a terceira idade melhorar a qualidade de vida. As pessoas merecem lazer também, na campanha ouço muito dizer que Taboão tem saúde, educação, mas lazer não. Estou investindo nessas áreas para melhorar a condição.”
De acordo com a prefeitura, a reforma consistiu na troca de telhas translúcidas, pintura geral, reparo de paredes com trincas, reconstrução do piso. O chão da quadra recebeu nova pintura e as traves e tabelas foram reformadas. Os vestiários receberam novos vidros, luminária, portas, fechaduras, azulejos, cantoneiras, chuveiros e acabamentos sanitários. A casa do caseiro também foi reformada. O local ainda recebeu novo portão de acesso para veículos.
A parede que cercava a quadra deu lugar a grades. “Aproveitamos para colocar esse gradil. Com o muro, o espaço ficava isolado, quem estava na rua não via o que acontecia dentro, e as pessoas reclamavam que usuários de drogas entravam aqui”, disse o prefeito. A revitalização foi financiada em contrapartida por uma empresa. “Ela tinha que fazer uma melhoria na cidade, e indicamos o São Judas. O único gasto foi com colocação da grade, menos de R$ 5 mil”, disse o secretário Fabio.