ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O secretário de Cultura, o vice-prefeito Laércio Lopes, informou que a leoa do Parque das Hortênsias será transferida, para uma organização não-governamental em Jundiaí (SP), na próxima segunda-feira, 2 de junho, na contra-mão da posição dos defensores da causa dos animais que acompanham a situação do zoo municipal. Os ativistas decidiram omitir a data sob justificativa de que a presença de público pode gerar risco à saúde e comprometer a retirada da felina – de 14 anos.
Laércio anunciou o dia da transferência da Helga na semana passada, quando se esgotava, de acordo com o secretário, o prazo prometido pela Associação Mata Ciliar para receber a leoa. Conforme apurou o VERBO, após ter avisado só parte da imprensa local, ele confessou a assessores estar preocupado que apareçam muitos curiosos e causem tumulto durante a retirada do animal, que deve ocorrer durante horário normal de visitação, e que pensa em restringir a entrada no parque.
Indagada sobre o dia da transferência, a líder dos ativistas, Antilia Reis, se recusou a dizer. “Não podemos falar a data.” De acordo com Antilia, com a notícia, visitantes podem querer ver a felina e a deixar agitada. “Não pode aparecer ninguém, se ela se estressar, terá que ser sedada e pode correr risco de vida”, disse. Ao saber que a data já era pública, mas não ainda que Laércio tinha comunicado, advertiu: “Quem divulgou para você está sendo leviano e não está pensando no animal.”
Com a data anunciada, Antília disse, porém, que a transferência de felino se faz, geralmente, de madrugada. “É o horário em que está mais calmo, e mais dorme, a partir das duas da manhã está no estado letárgico, é muito mais fácil manipular o animal”, disse. Para saída da leoa, que será levada em uma “caixa de transferência”, será necessário, porém, que um leão de Americana (SP) deixe recinto na ONG que foi reformado, para receber a Helga, com recurso da prefeitura de Taboão.
Por conta de falta de data certa de quando o “inquilino” deixará o recinto, Antilia disse não acreditar que a transferência será na data anunciada. “O leão está no lugar da Helga, como vai ter a transferência? Só acredito vendo, o Laércio já tinha me dado três datas e não foram cumpridas”, disse. O leão Panta já teria sido submetido a exames previstos, mas no sábado, dia 24, pelo Facebook, a Mata Ciliar disse que “ele passará por check up dentro de aproximadamente dez dias”.