Ex-prefeito de Embu e 1º deputado da região, Yazbek morre aos 77 anos em SP

Especial para o VERBO ONLINE

Ex-prefeito Oscar Yazbek, que governou Embu das Artes de 1973 a 76 e 1997 a 2000

RÔMULO FERREIRA
Do VERBO ONLINE, da Redação

O ex-prefeito de Embu das Artes Oscar Yazbek morreu nesta quinta-feira, dia 10, em São Paulo, aos 77 anos, após longo período de internação. Ele será sepultado nesta tarde, no Cemitério Gethsemani na região do Morumbi (zona oeste da capital), onde desde a madrugada é velado. Yazbek deixa mulher, Maria Celena Yazbek, e cinco filhos. Governada pelo PT, partido que fez oposição ferrenha ao ex-mandatário, a prefeitura da cidade manifestou pesar.

Ex-prefeito Oscar Yazbek, que governou Embu das Artes de 1973 a 76 e 1997 a 2000, participa de evento na Acise

Yazbek foi prefeito de Embu por duas vezes, a primeira de 1973 a 1976. Com mandato bem avaliado, ele se elegeu – pelo então MDB – deputado estadual, o primeiro da região, e foi parlamentar da Assembleia até 1982. Depois, migrou para o PDS, partido em decadência com o estertor do regime militar, em um “erro político”. Depois de fracassadas tentativas nos anos 1980, conseguiu ser reconduzido ao cargo de chefe do Executivo e comandou a cidade de 1997 a 2000.

Yazbek realizou segundo governo marcado por denúncias de superfaturamento de obras e desvio de dinheiro público e foi cassado pela Câmara em dezembro de 1999. Dos 18 vereadores da Casa, pelo menos 15 votaram pelo afastamento nas seis denúncias que pesavam contra o prefeito. Na mesma sessão extraordinária, o vice Josmar Begalli (PL, hoje extinto) assumiu o cargo. Por força de liminar, porém ele voltou à prefeitura e concluiu o mandato.

A Câmara tinha como presidente o hoje deputado estadual Geraldo Cruz (PT). “Os embates ideológicos não se envolvem com as questões pessoais, a discordância política não está em jogo, ele foi simplesmente duas vezes prefeito de Embu e deputado estadual, merece sempre o nosso respeito. Estou muito solidário com a família pela grande liderança política que foi para Embu, é uma perda muito grande para a nossa cidade”, disse Geraldo ao VERBO.

Na prefeitura, Yazbek recebe Paulo Maluf, recém-ex-prefeito de São Paulo, com outros políticos da região

Não bastasse a turbulência política que enfrentou, no exercício do cargo, ele também teve delicados problemas de saúde. No segundo ano de governo, em 1998, ele precisou entrar com pedido de licença na Câmara dos Vereadores após sofrer um AVC hemorrágico e ficou fora da prefeitura por cerca de três meses. Yazbek, que não teve a causa da morte revelada, é o primeiro dos seis ex-prefeitos da cidade a falecer.

Após deixar a prefeitura, Yazbek se afastou da vida pública e se voltou aos negócios da família. O pai, Elias Yazbek, foi o proprietário da primeira empresa que se instalou em Embu, a Indústria de Papéis Yazbek. Oscar Yazbek foi o primeiro presidente da Acise (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu), em 1967-68, e depois no período de 1970-72. No ano passado, em evento festivo dos 46 anos da entidade, ele e o prefeito Chico Brito (PT) trocaram aperto de mão.

> com informações do portal da Câmara de Embu das Artes

comentários

>