ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Pinheirinho, Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (PT) inaugurou no sábado, dia 22, quadra de grama sintética no Jardim Pinheirinho (na divisa com Itapecerica da Serra), o segundo equipamento na cidade com o piso especial – depois do campo no Santo Eduardo. A quadra de futebol mede 14 m x 26 m e tem alambrado plastificado, que não enferruja, e refletores, com bancos e mesas com tabuleiro, balanço com dois assentos, lixeiras e árvores ao redor. O espaço de esporte e lazer custou R$ 70 mil.
O equipamento foi construído em parceria com Viação Pirajuçara e Cordeiro Terraplanagem, que barateou o custo, de acordo com o prefeito. “Essa obra em uma licitação normal não sairia por menos de R$150 mil”, disse Chico. A participação das empresas também teria reduzido o tempo de realização – placa indicava prazo de 90 dias. “Os empresários só têm a ganhar investindo na qualidade de vida da população, um funcionário ou o filho irá se beneficiar do equipamento”, frisou.
Na frente de moradores, Chico conversou com o vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (Pros), para contemplar outros bairros. “No Jardim Tomé, já temos outro empresário [para parceria], vai atrás dele, o licenciamento já saiu, para fazer uma quadra lá”, disse. Natinha sugeriu inaugurar durante a Copa. “Não, tem que ser antes”, respondeu o prefeito. O vice disse que no Mundial fosse entregue na rua Liberty, no Jardim Santa Tereza (próximo ao cemitério Jesuítas). Chico concordou.
A comunidade do Pinheirinho, que antes tinha uma quadra de areia com alambrados quebrados e corroídos, aprovou o equipamento. “Está muito bonito, até me emociono. Trabalha muito bem”, disse a aposentada Maria José Ribeiro, 68, a Chico. “Nota 1.000, espero que a turma não quebre”, falou ao VERBO a moradora há 30 anos do bairro, avó de oito netos e três bisnetos. “Tem que fazer uma base da GCM aqui para cuidarem”, sugeriu Jhonata, 13, no meio de dezenas de crianças.
“A nova geração aprecia a grama sintética, fica radiante em praticar esporte sem o problema de de cair e se lesionar”, disse o secretário de Esporte, Silvino Bomfim. De terça a sexta, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos terão na quadra escola de futebol do programa “Esporte Cidadão”, das 8h às 17h. Novos alunos podem se inscrever no local – as atividades estavam paralisadas com a reforma e serão retomadas nesta terça, dia 25. No fim de semana, fica aberta à comunidade em geral.