‘O Papa Sorriu’ mostra 38 caricaturas de Francisco até abril em SP

Especial para o VERBO ONLINE

Papa na era digital, pelo chargista Ulisses; cartaz da exposição, por Lovetro; e com sorriso e "queixão", por Alan Soto Maior

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo

Nesta sexta-feira, dia 14, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, na Luz (região central), será aberta uma mostra que homenageia o papa Francisco ao completar um ano à frente da Igreja Católica. A exposição “O Papa Sorriu” apresenta 38 caricaturas feitas cada uma por um cartunista diferente entre desenhistas brasileiros e estrangeiros que captaram o sorriso espontâneo do pontífice argentino de 77 anos. Os trabalhos ficam expostos à visitação do público até 30 de abril.

Papa na era Facebook, pelo chargista Ulisses; cartaz da mostra, por Lovetro; de “queixão”, por Alan Soto Maior

O semblante risonho do papa inspirou o nome de livro com a publicação dos trabalhos, mas a reação dele sacramentou o título da exposição. Ao ver as caricaturas, apresentadas pessoalmente no Vaticano, no fim de fevereiro, pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, o papa sorriu – na realidade, gargalhou, com a naturalidade que tem como marca. “Humor faz bem”, teria dito Francisco, em aprovação condizente à autodefinição de ser uma “pessoa normal”.

De acordo com a organização, com traços característicos acentuados e apelo cômico, os desenhos provocam os mais variados tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os destaques, estão os trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

“É demonstração de que fazemos sim arte. É a primeira vez que caricaturas entram em um museu de arte sacra. Parabéns a todos que acreditaram em mais essa empreitada”, disse José Alberto Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, que reuniu os trabalhos. A curadoria é do jornalista Rafael Alberto Alves. A exposição é uma realização da Arquidiocese de São Paulo, Secretaria Estadual de Cultura e do Museu de Arte Sacra, além da associação de cartunistas.

SERVIÇO
Exposição “O Papa Sorriu”
> Nesta sexta-feira, dia 14, às 19h, abertura; de terça a sexta-feira, das 9h às 17h;
sábado e domingo, das 10h às 18h. Até 30 de abril
> Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo)
> Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados
> Informações: (11) 3326-5393 / www.museuartesacra.org.br

comentários

>