Da Redação do VERBO ON LINE
Atual bispo auxiliar da Igreja da capital gaúcha, dom Jaime Spengler é o novo arcebispo de Porto Alegre, anunciou nesta quarta-feira, dia 18, o papa Francisco. Dom Jaime, de 53 anos e membro da Ordem dos Frades Menores (OFM), é o mais jovem nomeado para o posto desde o cardeal dom Vicente Scherer, na primeira metade do século passado (em 1947, com 44 anos), e o primeiro franciscano. A posse do novo arcebispo será no dia 15 de novembro (feriado da República).
Nascido em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC), dom Jaime foi nomeado em 2010 pelo papa Bento 16 bispo para auxiliar o arcebispo dom Dadeus Grings e era responsável pelo Vicariato de Gravataí, um dos quatro da arquidiocese formada, além da capital, por outras 28 cidades da região metropolitana de Porto Alegre, com 3 milhões de habitantes. Antes sede cardinalícia e hoje considerada a quinta mais importante do país, a Igreja local se compõe de 156 paróquias.
Dom Jaime, cujo lema episcopal é “In Cruce Gloriari” (gloriar-se na cruz, inspirado na carta de São Paulo aos Colossenses), é responsável pela Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul (Regional Sul 3 da CNBB) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB nacional. Ele se torna o sétimo arcebispo da história da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Dadeus deixa o comando por motivo de idade – tem 77 anos, dois além da canônica idade-limite.