ALCEU LIMA
Do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a instalação em Taboão da Serra de um posto do Poupatempo, com Detran (departamento de trânsito), e um restaurante Bom Prato, em evento nesta sexta-feira, dia 13, no Cemur (centro). A unidade que agiliza pendências burocráticas como emissão de carteiras de identidade, habilitação e de trabalho, CPF, licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2014.
O governo do Estado vai implantar os serviços em imóvel que deverá ser erguido pela administração municipal. “A unidade aqui terá o Poupatempo e o Detran. O prefeito Fernando Fernandes vai fazer o prédio, e nós vamos instalar. E ele é rápido [na construção]”, disse Alckmin. “E combinamos que o prefeito se compromete a fazer mais um andar para trazermos também para cá o Bom Prato. São os dois programas mais bem avaliados pela população”, completou.
Pelo projeto original, a obra vai custar R$ 1,6 milhão. “Hoje, assinei o contrato com a empresa vencedora da licitação, e nesta semana [que vem] a obra começa”, discursou Fernando, que confirmou o coração do Pirajuçara como local. “A nossa população e da região, que precisava ir [a unidade] lá em Santo Amaro e demorava mais para se deslocar do que ser atendida, vai resolver seus problemas aqui, na praça Luiz Gonzaga, onde será construído o nosso Poupatempo”, falou.
Cerca de 700 pessoas acompanharam o anúncio, com presença em peso de livre-nomeados. Parcela da população quer o serviço, mas que a praça não seja o local e continue como área de lazer. O posto em Taboão, o sexto na Grande São Paulo, deverá atender 2 mil pessoas por dia, como referência para 1 milhão de habitantes da região, mas moradores de Itapecerica da Serra e cidades mais distantes poderão ainda preferir a unidade da zona sul, com transporte mais facilitado.
MAIS INVESTIMENTOS
Em busca de mais financiamentos do Estado, Fernando disse que a cidade estava saudosa do passado de parceria com o governo paulista, em referência à época em que foi prefeito (1997-2004), que proporcionou cinco piscinões à região, “e enchente não é mais problema para Taboão”, a transformação de esqueleto de concreto no Hospital Pirajuçara (HGP), um shopping “catalisador de desenvolvimento” e recapeamento da estrada Kizaemon Takeuti e avenida Cid Nelson Jordano.
O prefeito disse que a realidade atual é que “a nossa densidade população aumenta, saúde abandonada, não se construiu creche e escola, não temos estrutura suficiente para crescer”. “Essa conta só pode ser fechada com apoio do governo do Estado”, disse. A deputada Analice Fernandes (PSDB) disse que o marido herdou a prefeitura com “uma dívida alta” e “orçamento comprometido” e reforçou apelo. “Taboão precisa urgentemente melhorar os serviços à população”, admitiu.
Após ouvir os pedidos, Alckmin anunciou ainda a construção de Etec (Escola Técnica), ao lado da prefeitura – com cursos de química, automação industrial e informática -, cinco creches, uma UBS (unidade básica de saúde), com emenda de R$ 2 milhões, e do Corpo de Bombeiros, sem, contudo, falar em prazos. Disse que a prefeitura vai ceder um terreno, e “vamos ter o centro-dia do idoso em Taboão”. Acrescentou que o pronto-atendimento do HGP será ampliado até dezembro.
Alckmin falou que a linha 4 do metrô terá mais duas estações além da Vila Sônia, “uma na divisa praticamente de São Paulo com Taboão e outra aqui no largo [de Taboão], perto do shopping”, e que a licitação das obras será em 2015, mas evitou dizer quando estarão prontas. Questionado sobre a prometida – desde 2006 – segunda delegacia, no Pirajuçara, só pediu a assessores que anotasse a demanda para Secretaria de Segurança. O prefeito nem a deputada pediram o distrito.