Alckmin anuncia Poupatempo e Bom Prato; Fernando diz que obra começa ‘já’

Especial para o VERBO ONLINE

Ao lado do governador, Fernando ergue placa azulejada símbolo da implantação do Poupatempo

ALCEU LIMA
Do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a instalação em Taboão da Serra de um posto do Poupatempo, com Detran (departamento de trânsito), e um restaurante Bom Prato, em evento nesta sexta-feira, dia 13, no Cemur (centro). A unidade que agiliza pendências burocráticas como emissão de carteiras de identidade, habilitação e de trabalho, CPF, licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2014.

O governo do Estado vai implantar os serviços em imóvel que deverá ser erguido pela administração municipal. “A unidade aqui terá o Poupatempo e o Detran. O prefeito Fernando Fernandes vai fazer o prédio, e nós vamos instalar. E ele é rápido [na construção]”, disse Alckmin. “E combinamos que o prefeito se compromete a fazer mais um andar para trazermos também para cá o Bom Prato. São os dois programas mais bem avaliados pela população”, completou.

Fernando discursa observado pelas deputadas Analice e Bruna Furlan e Alckmin
Fernando discursa observado pelas deputadas Analice Fernandes (estadual) e Bruna Furlan (federal) e Alckmin

Pelo projeto original, a obra vai custar R$ 1,6 milhão. “Hoje, assinei o contrato com a empresa vencedora da licitação, e nesta semana [que vem] a obra começa”, discursou Fernando, que confirmou o coração do Pirajuçara como local. “A nossa população e da região, que precisava ir [a unidade] lá em Santo Amaro e demorava mais para se deslocar do que ser atendida, vai resolver seus problemas aqui, na praça Luiz Gonzaga, onde será construído o nosso Poupatempo”, falou.

Cerca de 700 pessoas acompanharam o anúncio, com presença em peso de livre-nomeados. Parcela da população quer o serviço, mas que a praça não seja o local e continue como área de lazer. O posto em Taboão, o sexto na Grande São Paulo, deverá atender 2 mil pessoas por dia, como referência para 1 milhão de habitantes da região, mas moradores de Itapecerica da Serra e cidades mais distantes poderão ainda preferir a unidade da zona sul, com transporte mais facilitado.

MAIS INVESTIMENTOS

Em busca de mais financiamentos do Estado, Fernando disse que a cidade estava saudosa do passado de parceria com o governo paulista, em referência à época em que foi prefeito (1997-2004), que proporcionou cinco piscinões à região, “e enchente não é mais problema para Taboão”, a transformação de esqueleto de concreto no Hospital Pirajuçara (HGP), um shopping “catalisador de desenvolvimento” e recapeamento da estrada Kizaemon Takeuti e avenida Cid Nelson Jordano.

O prefeito disse que a realidade atual é que “a nossa densidade população aumenta, saúde abandonada, não se construiu creche e escola, não temos estrutura suficiente para crescer”. “Essa conta só pode ser fechada com apoio do governo do Estado”, disse. A deputada Analice Fernandes (PSDB) disse que o marido herdou a prefeitura com “uma dívida alta” e “orçamento comprometido” e reforçou apelo. “Taboão precisa urgentemente melhorar os serviços à população”, admitiu.

Ao lado do governador, Fernando ergue placa azulejada símbolo da implantação do Poupatempo
Ao lado do governador, Fernando Fernandes ergue placa azulejada símbolo da implantação do Poupatempo

Após ouvir os pedidos, Alckmin anunciou ainda a construção de Etec (Escola Técnica), ao lado da prefeitura – com cursos de química, automação industrial e informática -, cinco creches, uma UBS (unidade básica de saúde), com emenda de R$ 2 milhões, e do Corpo de Bombeiros, sem, contudo, falar em prazos. Disse que a prefeitura vai ceder um terreno, e “vamos ter o centro-dia do idoso em Taboão”. Acrescentou que o pronto-atendimento do HGP será ampliado até dezembro.

Alckmin falou que a linha 4 do metrô terá mais duas estações além da Vila Sônia, “uma na divisa praticamente de São Paulo com Taboão e outra aqui no largo [de Taboão], perto do shopping”, e que a licitação das obras será em 2015, mas evitou dizer quando estarão prontas. Questionado sobre a prometida – desde 2006 – segunda delegacia, no Pirajuçara, só pediu a assessores que anotasse a demanda para Secretaria de Segurança. O prefeito nem a deputada pediram o distrito.

comentários

>