ESPECIAL PARA O VERBO ONLINE
O diácono maranhense José Henrique Lima Borges, de 39 anos, morreu na noite de segunda-feira, dia 2, em um acidente na rodovia Fernão Dias em Lavras, no sul de Minas Gerais. Religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos), ele se preparava para ser ordenado padre em 20 de dezembro deste ano, em São Luís (MA).
Diácono havia oito meses, José Henrique estudava o quarto ano de teologia na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP), e era um membro da comunidade religiosa do “Conventinho”, “muito estimado por todos”, de acordo com a congregação. O carro em que ele viajava teve um problema mecânico próximo a Lavras e ficou desgovernado.
Arremessado para fora do veículo, ele teve hemorragia interna e parada cardiorrespiratória. O socorro foi rápido e tentou por quatro horas reanimar o religioso, que, porém, não resistiu e morreu por volta de 19h. Os outros ocupantes do carro tiveram ferimentos leves e estão fora de perigo. José Henrique faria 40 anos no próximo dia 20.
Ele era um dos 85 dehonianos que se dirigiam para Lavras para participar da 2ª Assembleia Provincial. O corpo foi velado na casa de retiros da paróquia da cidade, onde estavam os religiosos que viajaram para a reunião. Na manhã desta terça-feira, foi levado a Taubaté, onde foram celebradas duas missas, uma para a comunidade religiosa e a outra para os fiéis.
O corpo seguiria para São Luís, com chegada prevista para o início da tarde desta quarta-feira, dia 4, na Paróquia São Vicente de Paulo. Já no fim da tarde, após missa de exéquias (celebração liturgia que precede o funeral), ocorrerá o sepultamento, no cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, na capital maranhense. (AO)