Governo Fernando se cala; vereadora ‘da saúde’ indaga sobre morte no Antena

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Diante da morte da cuidadora de idosos Rosemeire de Souza Manfrim, no Pronto-socorro e Maternidade (PSM) Antena, em Taboão da Serra, denunciada como negligência médica, a Comissão de Saúde da Câmara pediu informações sobre o caso, na terça-feira, dia 10, pouco mais de 24 horas depois do óbito da jovem de 25 anos que foi atendida com febre alta e forte dor pelo corpo, orientada a passar com dermatologista, e morreu no PS após parada cardiorrespiratória.

A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da comissão, relatou ao VERBO sobre o atendimento e disse que Rosemeire, ao dar entrada no Antena, no dia 5, “aparentou um estado em geral bom” e após ter colhido sangue para exame era justificável que fosse mandada para casa. “No dia 8 de março, ela retornou ao PSM, porque tinha sido agendado para que voltasse para ter o resultado, que não apresentou alterações significativas, por isso foi liberada”, disse Joice.

Joice, que disse oficiar Saúde sobre morte de Rose (dir.) no Antena, conversa com Nóbrega, líder do governo

Joice disse que está sendo apurado o encaminhamento para dermatologista, “se foi um pedido da paciente ou por algum critério médico”. No entanto, a mãe afirma que, apesar de o médico verificar que o resultado “não deu nada”, a jovem continuava a sentir dor intensa e que a orientação para consulta com especialista de pele partiu do médico, tanto que questionou a conduta e não fazer mais nenhum procedimento mesmo com a filha ainda “muito mal”.

“Ela estava com manchas brancas no rosto, mas falei ao médico: ‘O que tem a ver dermatologista se minha filha está queimando de febre que vai e volta?’ Ele disse que não sabia, só falou que era problema de dermatologista e para levar ela numa consulta”, diz Janalúcia de Souza, a Jane, a mãe. “Como voltamos lá, eles podiam falar: ‘Vamos ver por que a febre continua, por que a dor no corpo continua, fazer um diagnóstico melhor. E não fizeram nada!”, diz, indignada.

Na segunda-feira, Jane levou a filha de novo ao PS, com a jovem “dizendo que estava com dor no pé da barriga e com dores nas pernas”, por volta das 14h, e minutos depois Rose, como era chamada, não resistiu a duas paradas cardiorrespiratórias, conforme relatado à mãe. A vereadora Joice disse à reportagem que o atestado de óbito consta como causa “edema agudo do pulmão, provavelmente não foi constatado dengue”, como acredita a família.

A presidente da comissão disse que nesta quarta-feira iria oficiar a Secretaria de Saúde para mandar para a Câmara documentos sobre o atendimento e morte da jovem. “Mediante verificar o relatório médico e o prontuário da paciente, vou poder dar mais detalhes”, disse Joice, que contou ter recebido as informações iniciais só depois de ligar para a secretária Raquel Zaicaner. O VERBO enviou e-mail para a secretaria se pronunciar sobre o caso, mas não respondeu.

O vereador Eduardo Nóbrega (PR), líder do prefeito Fernando Fernandes (PSDB), procurou minimizar as circunstâncias da morte da paciente e disse que no Antena, sob gestão da SPDM, “temos uma demanda gigantesca” e “naquele local se trabalha com o risco morte”. “Se houve negligência médica, [o governo vai] apurar as responsabilidades e evitar que se repita. Se não houve, pelo menos elucidar a toda sociedade taboanense o motivo que levou a óbito essa cidadã.”

comentários

  • eu sou Prima de Rosemeire Manfrim, que sei que foi erro medico pois por varias vezes os medicos perguntados sobre a causa da febre nunca tinha resposta ,apenas aplicava um ,medicamento pra febre e mandava pra casa.Eo exame de sangue so foi solicitado por causa da sua mae Janalucia pois ela queria saber o porque ela estava tao mal ,outra ,me informe pra que tenhos ambulancia do Samur em Taboao ,se quando vc solicita ela so aparece depois de 50 minutos ,fora que da central ate a minha casa são apenas 04 minutos de ambulancia ,pois moramos do lado ….
    QUEREMOS RESPONTAS ,NAO MENTIRAS SENHORA jOYCE E FERNANDO

  • Ah joice vc ta apurando o que querida,se fosse alguem da sua familia queria saber se isso iria acontecer vcs me envergonha,a saúde publica cada vez mas esta um absurdo,vem aqui na nossa residencia ver o que estamos precisando,nao so perdi minha irma,como perdi a vontade de morar em taboao da serra,vcs nao sabe de nada isso cada ves mais vai acontecer se o povo nao lutar,mas vcs mexeram com a familia errada e vou lutar ate o fim pra termos justiça !!!!

  • Seja de dengue ou de dor de barriga, tem que se apurar a causa real da morte!!! Aff tenho um medo danado de dengue e mais ainda desses erros grotescos!!!! Deus conforte a família!

  • >