Após 15 anos em imóvel precário, UBS Santo Eduardo atende em novo prédio

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes

Depois de cerca de 15 anos em imóvel precário, a UBS Jardim Santo Eduardo passou para outro prédio. O prefeito Chico Brito (PT) inaugurou no sábado, dia 7, uma unidade básica de saúde maior e com mais conforto com cinco consultórios para atendimento médico e salas de medicação, inalação, curativo, vacinação, eletrocardiograma, regulação e reuniões de grupo, além de farmácia. Segundo a prefeitura, o posto teve custo total de R$ 224,6 mil.

Chico, presidente da Libbs, Alcebíades Junior, vice Natinha e vereadores na inauguração da UBS Santo Eduardo

A UBS atenderá com mais de dez médicos. “Além do convênio antigo com a Escola Paulista de Medicina, que dá suporte de pediatria com professor e residentes que vêm duas vezes por semana, teremos três pediatras da prefeitura, quatro clínicos e dois ginecologistas. Também um psiquiatra, uma psicóloga e uma fonoaudióloga”, disse a diretora Betty Bihari. De acordo com a gestora, clínicos e pediatras atenderão todos os dias e ginecologistas, três vezes por semana.

Chico disse que o antigo prédio, na estrada Itapecerica a Campo Limpo, tinha 38 anos de uso e não podia ser ampliado por falta de espaço físico e fundação compatível. Ao comentar que Embu não tinha nem 100 mil habitantes à época e hoje tem 250 mil moradores, ele próprio admitiu que há mais de uma década e meia a UBS tinha que ser reestruturada – o PT governa Embu desde 2001. “Há pelo menos 15 anos que já precisava de uma unidade ampliada e nova”, afirmou.

Ele frisou que a UBS terá atendimento informatizado viabilizado pela indústria farmacêutica Libbs, situada em Embu, que obteve financiamento público. “Ela tem uma contrapartida social que é informatizar todas as nossas unidades básicas de saúde. Não é só colocar computador, é fazer uma logística de informação para que a gestora saiba o diagnóstico de cada paciente, não ficar mais no papel”, disse. As UBS seriam informatizadas “até meados deste ano”.

Chico prometeu inaugurar ainda neste primeiro semestre a UBS Jardim Ângela e o novo prédio da unidade do Jardim São Luiz, e iniciar a reconstrução da UBS Jardim Santa Emília. “Em vez de construir novas unidades, neste segundo mandato fizemos a opção de melhorar o que já temos”, disse. Ele ainda incentivou a hábitos saudáveis. “Aqui é posto de promoção à saúde, não à doença. Não estou tirando a nossa responsabilidade, quero dividir com as pessoas”, disse.

UBS Sto. Eduardo, que terá clínico, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicóloga e fonoaudióloga, diz direção

Com a UBS construída atrás, o prefeito teve de responder sobre a UPA, iniciada em 2010 e ainda inacabada. Um grupo de militantes de PSOL e PSTU distribuiu panfleto com críticas sobre a obra atrasada. Ele atribuiu a demora à decisão de dobrar a capacidade da UPA. “Esta região espera um pronto-socorro 40 anos, no mínimo. Mas sou eu, o [vice-prefeito] Natinha e os vereadores que estão realizando o sonho do povo do Santo Eduardo, não é essa oposiçãozinha”, reagiu.

O presidente da Câmara, Ney Santos (PSC), ex-oposição, defendeu o governo ao contar que um grupo de pessoas com quem conversava se disse muito feliz com a nova UBS, mas uma moradora reclamou que demorou a ficar pronta. “Não adianta ser entregue às pressas e depois causar problemas maiores. Demorou, mas chegou e como vocês merecem, com qualidade”, disse. Ele reprovou os que só criticam e “não estão lutando por conquistas como estamos fazendo”.

SERVIÇO
UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Santo Eduardo
Rua Franca, 171, Jardim Santo Eduardo (próximo ao ginásio de esportes do Dom José)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Tel.: (11) 4782-4724 / 4149-5741

comentários

>