RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (PT) prometeu entrega de nove obras em novembro e dezembro de 2014, que cunhou como “Fim de Ano Espetacular”, mas deixou de inaugurar praticamente a metade, inclusive o aguardado novo equipamento da UBS do Jardim Santo Eduardo. O posto é parte do complexo da UPA, na parte de baixo do prédio, na rua detrás. A UPA não estava no pacote de inaugurações, mas era anunciada para fevereiro e agora ficou para “até junho” deste ano.
Chico garantiu que ia entregar à população academia de ginástica e quadra com grama sintética no Jardim Tomé no dia 13 de dezembro, quadra coberta no Jardim Laila e academia no Dom José no dia 20 daquele mês, e a unidade básica de saúde do Santo Eduardo em 21 de dezembro, mas não cumpriu. Sem o mesmo ímpeto de anunciar obras, a prefeitura comandada pelo PT não informou a razão da suspensão das inaugurações nem novas datas. Só uma foi reagendada.
Conforme apurou o VERBO, as inaugurações atrasadas tinham sido transferidas para a primeira quinzena deste mês de janeiro, mas o prefeito as adiou de novo, sem nova previsão. A expectativa é que ocorram agora em fevereiro ou março. O governo já tinha alterado a data de entrega no Tomé, de dezembro para janeiro. Às vésperas, porém, uma liderança em visita ao local disse que a obra estava “muito atrasada”, apesar de quase esgotado o prazo de seis meses.
Nesta sexta, dia 9, às 7h, Chico inaugura a academia no Dom José, a única remarcada. Apesar de anunciada para dezembro, o governo anuncia como “Novas obras na cidade 2015”. Entre as prometidas e entregues em 2014, estão terminal de ônibus, academia e playground no Jardim Mimás, academia e pista de caminhada no Valo Verde, academia e quadra sintética no Santa Emília, galpão de reciclagem de eletrônicos no Santo Eduardo e quadra no Cercado Grande.
A prefeitura entregou também quadra reformada e iluminação na Asmoreji, no Independência, mas curiosamente não é divulgada como uma do pacote de obras entregue. A entidade tem como cofundador o deputado Geraldo Cruz (PT), com quem Chico está em “gerra política”. Aliás, Chico não compareceu e foi representado, segundo um aliado, por um assessor de “terceiro escalão”. Ele discursou que Chico estava em uma audiência sobre transporte, mas ele não foi.
MORADIA
No domingo, dia 11, às 10h, o prefeito entrega 112 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, na rua Baviera, 1.662, no Parque das Chácaras (região do Jardim São Marcos). As unidades têm 48m² divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e beneficiará cerca de 500 pessoas de famílias que ocupavam beira de córregos e áreas de risco. Obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), custou R$ 10,6 milhões.
> LEIA TAMBÉM Chico atrasa pela 5ª vez em um ano entrega da UPA Dom José/Santo Eduardo