ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
Cerca de 200 alunos de oito escolas na região do Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes, realizam na tarde desta sexta-feira (9) uma manifestação contra a reorganização da rede de ensino determinada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Os estudantes e também professores bloquearam a estrada de Itapecerica a Campo Limpo na altura do número 3.000, em frente à EE Elizete de Oliveira Bertini, e agora fazem passeata pela via sentido Jardim Santa Emília.
“Estamos contra a reorganização escolar imposta pelo governo. Ele quer separar as crianças por faixa etária, mandando estudar longe de suas residências. Somos contra essa atitude”, disse a professora Alessandra Piragibe ao VERBO. De acordo com ela, profissionais também serão dispensados. “Ele vai fechar o período noturno em várias escolas da região, superlotando salas [em outras] para atender os alunos, e os professores vão perder seus empregos”, falou.
Os estudantes são das escolas Alexandrina Bassith, Jardim da Luz, Elizete de Oliveira Bertini, Marlene Aparecida Maia Olberg, Odete Maria, Irmã Iria Kunz, João Martins e Joana Spósito. Em ato conduzido por professores ligados à Apeoesp (sindicato), os manifestantes estão entregando folheto para sensibilizar moradores e conseguir apoio contra a “medida autoritária do governador” e a “bagunça que o governo pretende fazer nas escolas dos filhos dos trabalhadores”.