ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Câmara de Vereadores comemorou nesta segunda-feira (20), em sessão solene no Cemur (centro), o aniversário de 58 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra, completados no domingo, com homenagem a 26 moradores e personalidades “que contribuem com o desenvolvimento do município”, de acordo com o Legislativo. Os agraciados receberam a medalha 19 de Fevereiro. Cerca de 500 munícipes e convidados participaram da cerimônia.
A sessão solene foi aberta com a entrada das bandeiras do Brasil, São Paulo e Taboão da Serra, levadas por guardas municipais. Após o Hino Nacional, teve apresentação do hino de Taboão, cantado pela terceira idade do Centro de Convivência do Idoso, na única menção à história da emancipação – os pioneiros que atuaram para que Taboão da Serra deixasse de ser distrito de Itapecerica da Serra e virasse município autônomo, em 1959, não foram lembrados.
A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) enviou mensagem que foi lida. “Parabenizo essa gloriosa e laboriosa população, cidadãos que respeito e valorizo, que com trabalho diário tornam essa cidade cada vez mais promissora. Como deputada estadual, representante de Taboão da Serra, tenho buscado, apesar da crise instalada em nosso país, investimentos para garantir seu contínuo crescimento e melhora da qualidade de vida de sua população”, escreveu.
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) exaltou a história dos homenageados ao procurar ligar com a própria trajetória que construiu na cidade. “Taboão da Serra comemora 58 anos de emancipação política e administrativa, dos quais eu tive a oportunidade de viver 39 anos. E ao final desse mandato vou ter vivido um terço desse tempo no comando da cidade”, disse Fernando ao lembrar que foi vice-prefeito (1989-1992) e quatro vezes prefeito (1997-2004 e 2013-2020).
Depois, os 13 vereadores prestaram reconhecimento, cada, a dois homenageados, com relato de vida e trabalho valorosos dos agraciados. Pela idade avançada de uma das pessoas que indicou, o vereador Ronaldo Onishi (SD) teve permissão para ser o primeiro a fazer a homenagem – à frente de colegas conforme ordem alfabética. Ele entregou a medalha comemorativa a Januário Pestana, de 95 anos, um dos primeiros moradores do Maria Rosa (região central).
O vereador Marcos Paulo (PPS) disse ser grato ao município, além de exaltar as pessoas que indicou para receber a segunda maior honraria da Câmara – só atrás do título de cidadão. “Taboão da Serra cuidou de mim e também do meu maior patrimônio, a minha família”, disse. Uma das pessoas homenageadas pelo parlamentar foi o metalúrgico aposentado e violeiro Judas Tadeu da Circuncisão, pai do jornalista Rômulo Ferreira, diretor do VERBO ONLINE.
Outro homenageado foi o professor de matemática Régis Leandro de Souza, que lecionou na escola João Caly, em Taboão, por 11 anos. “A minha profissão não é muito valorizada, e depois de algum tempo afastado de Taboão fico muito feliz por receber a homenagem da vereadora Érica [Franquini]. O reconhecimento é tudo, motiva a continuar, porque a cada ano que passa piora a educação e o aluno tem menos interesse, principalmente em matemática”, disse.
A sessão solene neste ano foi a primeira na história de Taboão presidida por uma mulher. A vereadora Joice Silva (PTB) classificou a ocasião como “dia histórico”. “Presidir a Câmara é um sonho e realização tanto minha quanto da minha mãe [ex-vereadora Arlete Silva]. É um presente maravilhoso que vou honrar todos os dias, engrandecendo o Legislativo e contribuindo com políticas públicas para a cidade. Vou deixar no Legislativo a marca da mulher”, disse a presidente.
A cerimônia teve clima de “paz e amor”. Em 2016, ano de eleições municipais, o vereador Moreira (então PT) ignorou Fernando nos cumprimentos e foi censurado pelo prefeito. O opositor lembrou o pito e não deixou de saudar, e até elogiou Fernando pela “ajuda” em demandas de moradores do Jardim Clementino e de associação de moradia. Por fim, posou com o prefeito. “Por essa foto você não esperava?”, brincou o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) com o VERBO.
CONFIRA OS HOMENAGEADOS NA SESSÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 58 ANOS DE TABOÃO DA SERRA
> Vereador Alex Bodinho (PPS)
José Correia de Oliveira
José Rosalino de Freitas
> Vereador André da Sorriso (PSDB)
Jair Sodré Bastos
Hamilton Bittencourt Thames
> Vereador Eduardo Nóbrega (PSDB)
José Carlos Pinto Cabral
Adson Cleiton de Oliveira
> Vereador Carlinhos do Leme (PSDB)
Lindomar Melvino dos Santos
Maria das Graças Silva dos Santos
> Vereadora Érica Franquini (PSDB)
Mário da Silva Gomes
Régis Leandro de Sousa
> Vereadora Joice Silva (PTB)
Maria Isabel Rodrigues dos Santos
Edson Luis Antônio Marques
> Vereador Johnatan Noventa (PTB)
Eliana Aparecida de Souza Araújo
Paulo Pinheiro da Silva
> Vereador Cido da Yafarma (DEM)
Márcio Velletri
José Carlos do Carmo
> Vereador Marcos Paulo (PPS)
José de Jesus Brandão
Judas Tadeu da Circurcisão
> Vereadora Priscila Sampaio (PRB)
Sulamita Mattoso Meninel
Sílvio Prado
> Vereadora Rita da Saúde (PSDB)
João dos Santos Melo
Flávio Torres Duayer
> Vereador Ronaldo Onishi (SD)
Jander Luiz Silva (in memoriam)
Januário Pestena
> Vereador Professor Moreira (PSD)
Paulo Rogério Barbosa Pereira
Alexandre Bittencourt Depieri
Colaborou Adilson Oliveira, especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE