Corrida do Trabalhador reúne atletas na periferia de Taboão e tem bi-campeão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Em uma manhã com muito sol, ruas do Jardim Saint Moritz, Salete, Maria Helena, São Judas, das Margaridas e Vila Indiana receberam neste domingo, 1º de Maio, atletas de várias partes da Grande São Paulo e até do interior do Estado na 11ª Corrida do Trabalhador em Taboão da Serra. A competição teve 3.929 inscritos – 1.992 mulheres (50,7%) e 1.937 homens (49,3%) – para 5 mil metros de prova, que fez a periferia celebrar o esporte em ano de Olimpíadas no Brasil.

O vencedor entre os homens foi Sérgio Celestino, 31, que também foi primeiro no ano passado. Ele cumpriu a corrida em 17min52s. “A prova aqui não é para [fazer o melhor] tempo, é para tentar a vitória, o percurso é muito difícil. O que motiva a voltar é o público que contagia a gente”, disse o bi-campeão, que já correu em 16 países, como China, Japão, Alemanha, Espanha. “Para alguém com esse currículo, uma vitória aqui é importante? É, sempre é bom vencer”, disse.

Participantes largam na 11ª Corrida do Trabalhador, no Jd. Saint Moritz, entre eles o vereador Cido (de azul)
Celestino vence entre os homens e se torna bi-campeão; entre as mulheres, Maria Regina chegou em primeiro

Celestino, de São Paulo, mas corredor do Cruzeiro, de Minas, aprovou a maior segurança aos atletas no percurso. “No ano passado até coloquei como crítica positiva para melhorar esse ponto, estava perigoso. É a gente [corredores] que dá o show, então neste ano as ruas estavam mais isoladas”, elogiou ao demonstrar de novo alegria em correr a prova. “Desde 2002 sou corredor profissional. Onde coloco a planta dos meus pés, Deus sempre tem me honrado”, disse.

Entre as mulheres, Maria Regina Santos Seguins, 36, de Tremembé (Vale do Paraíba), foi a campeã. “Gostei da prova, é muito difícil, vem para testar a musculatura do atleta, envolve mais força, é muito morro”, disse Maria, que fez a corrida em 21min49s. “É um tempo para a quantidade de morros que tem. Em 5 quilômetros, eu corro bem menos, na casa dos 17min”, comentou, sobre tempo que cravou como oitava colocada na Maratona de São Paulo, domingo passado.

Maria elogiou a preparação da corrida. “Até os postos de água foram muito bem organizados, foi uma estratégia muito boa colocar depois dos morros, onde a gente estava sofrendo mais”, disse. Ela só sugeriu que em 2017 a largada seja mais cedo para facilitar a volta para casa dos atletas que moram longe. A segunda colocada foi uma corredora de Taboão, Conceição de Maria Carvalho (22min46s). No ano passado, em trajeto diferente, ela foi a campeã (20min04s).

Celestino e Maria ganharam, além de troféu, uma TV e R$ 500 em dinheiro. O segundo ao quinto colocados receberam troféu, bicicleta e dinheiro. A corrida teve também dois atletas com deficiência, Tiago Fonseca, 33, com deficiência física (tempo de 38min15s), e Marcio Grimario, 55, cego (39min41s), ao lado de guia. Premiados, foram bastante aplaudidos. Os alimentos doados como inscrição serão destinados às crianças da ONG Projeto Aparecendo, que realizou o evento.

Idealizador da corrida, o vereador Cido (DEM), presidente da Câmara Municipal, também competiu, com o número “0001”, reservado aos campeões. Ele cruzou a linha de chegada aos 36min39s de prova (417º colocado) e se disse um vencedor, após passar por uma internação devido a uma pneumonia há um mês. “Para mim, este momento é de superação. Eu posso, você pode praticar esporte, chega de sedentarismo, espero ser referência nessa questão”, disse.

Ao cruzar a linha de chegada, Cido ouviu “provocação” do ex-vereador Alexandre Depieri, que brincou ter chegado primeiro – aos 34min43s (353º colocado). A largada foi dada pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e pelo secretário Fábio Fernandes (Esporte), que acionaram a buzina. “Parabéns a todos, independente da classificação, por buscarem saúde e divulgarem o esporte”, disse a secretária Raquel Zaicaner (Saúde), que representou o prefeito na premiação.

O campeão Celestino (1º à esq.) e segundo ao quinto colocados recebem premiação ao lado do idealizador Cido
Vencedora Maria Regina (1ª à esq.) e segunda à quinta colocadas da prova, realizada pelo Projeto Aparecendo

COLOCAÇÃO DA CATEGORIA MASCULINA DA 11ª CORRIDA DO TRABALHADOR
1. Sérgio Celestino da Silva (São Paulo) – 17min52s
2. Wellington Bezerra da Silva (Santana de Parnaíba, SP) – 18min03s
3. Edson Tibúrcio Alves (Morungaba, SP) – 18min23s
4. André Santana (Jundiaí, SP) – 18min31s
5. Sivaldo Santos Viana (Guarulhos, SP) – 18min34s

COLOCAÇÃO DA CATEGORIA FEMININA DA 11ª CORRIDA DO TRABALHADOR
1. Maria Regina Santos Seguins (Tremembé, SP) – 21min49s
2. Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Taboão da Serra, SP) – 22min46s
3. Janaína Aparecida Fernandes (Cotia, SP) – 23min25s
4. Olívia de Fátima Francisco Fernandes (São Bernardo do Campo, SP) – 24min50s
5. Josiane Maria da Silva (Santo André, SP) – 24min59s

comentários

>