Em sessão esvaziada, Câmara festeja Taboão; prefeito é criticado por enchente

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Câmara de Vereadores comemorou nesta terça-feira, dia 24, os 56 anos de Taboão da Serra com homenagem a ilustres moradores ou lideranças que atuam no município, que receberam a medalha “’19 de Fevereiro”, em sessão solene em que o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) destacou obras, mas ouviu crítica sobre problema crônico na cidade. A cerimônia reuniu cerca de 500 pessoas, público menor do que o registrado em aniversários anteriores.

No evento com ar de festa dado pelo presidente Cido (DEM), Carlinhos do Leme (PP) preferiu dizer que Taboão não dispõe de nenhum veículo de comunicação de massa e se queixou da cobertura da grande mídia. “É sempre notícia de tragédia, enchente, alguma coisa ruim. Dificilmente saem na imprensa as coisas boas que estão acontecendo na cidade. Eu tenho orgulho de Taboão”, disse o vereador, que tem no nome político o bairro castigado pela enchente em 2014.

Abertura da sessão solene de 56 anos de Taboão da Serra com entrega de medalha ’19 de Fevereiro’, no Cemur

O vereador Professor Moreira (PT) citou a enchente ao apontar que o Jardim Clementino sofreu novo alagamento com o transbordamento do córrego Pirajuçara após a chuva à tarde, mas mirou como responsável o governo municipal. “É Taboão da enchente. O prefeito tem força junto aos órgãos competentes para fazer a canalização, tem que solucionar de uma vez o problema. Quando a obra é boa tenho que falar, mas quando não tem tenho que falar também”, disse.

Fernando discursou antes dos vereadores e não respondeu em público. Em entrevista, disse que a obra no trecho do Clementino, feita pelo DAEE (órgão do governo do Estado), é que “está prejudicando no momento aquela região”. “Eles fizeram um corta-rio para fazer a canalização, que acaba sendo uma barreira para que o rio tenha escoamento normal”, disse. Ele disse que na rodovia Régis Bittencourt a enchente é por falta de drenagem e a culpa é da concessionária.

Ao discursar na cerimônia, Fernando disse que o aniversário da cidade é para lembrar “coisas boas que aconteceram” e disse ter inaugurado o Poupatempo, que iniciará a construção da Etec, entregará três novas escolas e três novos postos de saúde nos próximos meses. Ele evocou também reflexão. “Vamos ter um ano dificílimo, isso no Brasil, a arrecadação está caindo”, disse. A jornalistas, falou que a perda de receita municipal em janeiro e fevereiro atingirá R$ 5 milhões.

De início, o prefeito recordou que no fim dos anos 1970, quando chegou a Taboão, a cidade tinha infraestrutura precária e lembrou os “desbravadores” pelo trabalho pelo município. Opositor mais crítico ao prefeito até em atos solenes, Luiz Lune (PC do B) fez “tabelinha” com Fernando e o lembrou de ilustre morador. “Fiquei emocionado quando o nosso prefeito chamou as pessoas pelo nome. Fico muito orgulhoso de fazer parte desta história”, disse o vereador.

O presidente Cido alertou também para a queda de receita e disse que Taboão ainda tem como principal desafio a saúde. “Quando o cidadão passa numa UBS e o médico encaminha para especialidades, se não tiver, o problema não está resolvido. Mas acredito que vai desafogar a fila com o Centro de Especialidades, que está no programa de governo do prefeito. Vou cobrar para que realmente funcione”, disse Cido ao VERBO, sobre o antigo PS Akira Tada em obras.

Presidente Cido entrega medalha ’19 de Fevereiro’ ao juiz Guilherme Lamas, um dos 26 agraciados pela Câmara

Cido destacou a cerimônia, que conduzia pela primeira vez, mas colegas reclamaram ter entregue a medalha quando parte do público já tinha ido embora. “Procurei seguir o rito correto, sei que é melhor ser o primeiro a apresentar seus homenageados, mas se exige a ordem alfabética. Mas os nossos homenageados são reconhecidos pelo seu trabalho. Não sou taboanense, estou há 22 anos em Taboão, mas sinto o sangue de Taboão correndo nas minhas veias”, disse.

Participaram da sessão pelo aniversário de Taboão, no Cemur (centro), o juiz da Vara Criminal da cidade, Guilherme Lamas, um dos homenageados, a delegada Aparecida Alves, da Delegacia da Mulher, os vereadores de Embu das Artes Ney Santos (PSC), presidente da Câmara, e Jefferson do Caminhão (PR), a vereadora Maria Cintra (PTB), de São Lourenço da Serra, e líderes religiosos, além de secretários municipais, entre eles Gerson Brito (Segurança), também agraciado.

CONFIRA NOMES DOS 26 HOMENAGEADOS PELOS VEREADORES NA SESSÃO SOLENE
Vereador André Egydio (PSDB) > Narciso Favaro / Francisco Fernandes de Souza
Vereador Carlinhos do Leme (PP) > Antônio Izidoro Souza Maciel / Wagner Pereira da Silva
Vereador Eduardo Lopes (PSDB) > Angelina Maria de Jesus Neta / José Pereira Carneiro
Vereador Eduardo Nóbrega (PR) > Joseildo Matos da Silva / Walter Rodrigues
Vereadora Érica Franquini (PSDB) > Erivânia da Silva Braz / Sérgio Luis Carvalho Reis
Vereadora Joice Silva (PTB) > Sandra Aparecida Simões Garcia de Oliveira / Rosíris Busto Santos
Vereador José Aparecido Alves, Cido (DEM) > Guilherme Lopes Alves Lamas e Gerson Pereira Brito
Vereador Luiz Lune (PC do B) > Givaldo Pereira da Silva / Sebastião Cordeiro da Silva
Vereadora Luzia Aprígio (PSB) > Antônio Francelino de Cerqueira / Joana Meireles de Souza
Vereador Marco Porta (PRB) > Luiz Carlos Pilan / Cândido Ribeiro Machado Neto
Vereador Marcos Paulo (Pros) > Antônio Martiniano da Silva / Otávio Pereira de Melo
Vereador Ronaldo Onishi (SDD) > Fausta dos Santos Leite / Maria das Mercês Martins Bighetti
Vereador Waines Moreira, Professor Moreira (PT) > Aelson José Bezerra / Terezinha Rebouças Cardoso de Oliveira

comentários

>